Warning: fopen(audit/2024-02-22): failed to open stream: No space left on device in /home/mlra/public_html/fx/fx_audit.php on line 30

Warning: fwrite() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/mlra/public_html/fx/fx_audit.php on line 38

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/mlra/public_html/fx/fx_audit.php on line 39
maceira-lra.com :: o folclore ::
   
... o folclore
o reviver do dia-a-dia dos tempos antigos na actualidade

Os Ranchos Folclóricos são os portadores de toda a nossa riqueza, alguma da qual já esquecida por alguns. O preceito no trajar, o repertório musical, a forma de dançar; com tudo isto, o rancho está a retratar a maneira de ser e viver da nossa região à alguns anos atrás.

Ao som da melodia interpretada por instrumentos típicos e tradicionais da zona, entoam-se quadras, religiosas, amorosas, havendo sempre uma ou duas de mal-dizer.

Para os que pensam que os rancho são todos iguais, após uma análise atenta ao historial de cada um verá que existem grandes diferenças. Mas, um rancho não poderá ser apreciado apenas pela leitura, pois uma exibição em palco vale por muitas palavras, iremos deixar ao seu critério o olhar crítico.

Rancho Folclórico da Costa

Rancho Folclórico de Maceira

Rancho Folclórico 'As Pinhoeiras' de A-do-Barbas

Rancho Folclórico 'Roda Viva'

 

O resultado final de uma exibição folclórica, apenas se consegue com o esforço e dedicação de todos os membros do rancho, desde os acompanhantes aos dirigentes.

Não poderemos esquecer o trabalho dos Folcloristas que atravéz das pesquisas e recolhas que vêm a fazer à alguns anos, contribuem para o acréscimo da nossa riqueza etnográfica.